top of page

Físico brasileiro ganha 'Nobel da Espiritualidade'

O físico Marcelo Gleiser, de 60 anos, foi anunciado, hoje (terça-feira, 19), o vencedor do prêmio Templeton, honraria que já foi concedida a Madre Teresa de Calcutá (em 1973) e Dalai Lama (em 2012). O prêmio, uma "espécie de Nobel da espirituralidade", como define o vencedor, é entregue a profissionais que tenham feito "uma contribuição excepcional para afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, descoberta ou trabalhos práticos", segundo a Fundação Templeton.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado nos Estados Unidos, Gleiser é professor de Física e Astronomia e ocupa a cátedra Appleton de Filosofia Natural no Dartmouth College, em Hanover, nos EUA.

Ele rejeita a noção de que exclusivamente a ciência pode chegar a verdades sobre a realidade. O físico, por outro lado, diz que, por meio de seus escritos, tenta "colocar a ciência como uma ferramenta de nossa busca por um entendimento maior da condição humana". Para ele, a ciência é "o engajamento com o mistério"

Gleiser recebeu o Prêmio Jabuti, em 1998, pelo livro “A Dança do Universo” e, em 2002, por “O Fim da Terra e do Céu”. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia. Ele é o primeiro latino-americano a ser contemplado com o Prêmio Templeton.

Fonte: agências de notícias

Para comentar, aqui

            Destaques

Outros Posts

bottom of page