top of page

A sabedoria de agir sem esforço

Você já ouviu dizer sobre uma pessoa que ela é adepta da lei do menor esforço? É provável que sim e, nesse caso, a mensagem transmitida sobre a tal pessoa é, no mínimo, que ela é preguiçosa. O curioso é que essa característica, ao invés de desabonadora, deveria ser vista como, no mínimo, inteligente. Afinal, a Lei do Menor Esforço é a quarta de “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”.

Sobre ela, o que o médico indiano Deepak Chopra diz é que não se deve lutar contra o momento:

“Quando se luta contra o momento, se luta contra todo o Universo. Porque foi necessário todo o Universo para criar o momento”.

Sabe quando algo que você quer fazer empaca? E você fica dando murro em ponta de faca sem sair do lugar¿ Isso está longe de ser uma ação dentro da Lei do Menor Esforço.

Em uma situação desse tipo, Deepak Chopra orienta que é preciso “se afastar do caos”, não resistir ao problema. Depois, é preciso assumir a responsabilidade pela situação. Lembra o que foi dito sobre a Lei do Carma? - “Há sempre alguma lógica por trás de tudo. É tolo achar que as coisas acontecem e você não tem nada a ver com isso”.

Pois então, essa “situação empacada” é a forma que o Universo encontra para informar que você tem outros caminhos para seguir diferente do que escolheu. Por isso a lei é do “menor esforço”, porque nossas ações devem fluir com naturalidade, sem sobressaltos.

“Os pássaros não tentam voar, eles voam”, observa Deepak Chopra.

Segundo ele, nós só vamos perceber ou sentir qual o melhor caminho a seguir, se nos mantivermos abertos às possibilidades; se formos observadores e criativos e nos permitirmos agir diferente. Na verdade, nada disso é novidade. Ou você já se esqueceu o que diz a Primeira, Segunda e Terceira leis?

O que a Quarta Lei traz de ensinamento novo pode ser resumido em uma “dica” de Deepak Chopra:

“Faça cada Atormentador virar um Professor”.

Ou seja, observe o que cada situação trouxe de ensinamento e ouse pensar diferente, agir diferente. Porque nem sempre saberemos, de imediato, o que fazer com a chave que recebemos. Cabe a nós identificar se essa chave é um peso ou uma solução. Abandoná-la ou guardá-la. Se você for uma pessoa adepta da Lei do Menor Esforço é muito provável que você saberá direitinho o que fazer com a chave.

Para comentar, aqui

            Destaques

Outros Posts

bottom of page