top of page

Respiração como prática para o autoconhecimento

Todo ser humano respira sem nem ao menos se dar conta dessa ação. Respirar é, portanto, algo natural e que todos já nascem sabendo fazer, certo? Nem tanto. Na verdade, não sabemos respirar, ou melhor, não aproveitamos nem uma fagulha do que a respiração pode nos proporcionar. “Expirar é a melhor forma de jogar lixo tóxico fora”, ensina Prem Adi, especialista na técnica de Respiração Circular Consciente ou Renascimento.

E pensar que até 2014 ele era um dos jornalistas da “elite” da profissão, no Rio de Janeiro, e se chamava Edgar Arruda. É fato que esse é o nome que consta na carteira de identidade dele. Porém, cada vez menos, com ele se identifica.

Prem Adi foi o nome de “buscador” que recebeu no Centro Metamorfose, um espaço para desenvolvimento humano, na Serra da Mantiqueira (MG). Ele confessa que não gostou muito do novo nome, em um primeiro momento. Achou “fraco”:

“Prem é uma família, no caso, família do amor. Prem Adi significa amor inicial, o amor que sustenta, em que tudo se baseia. Só depois compreendi o nome que recebi e fez todo o sentido. Eu virei 180 graus, mudei muita coisa em minha vida. Prem Adi foi a base de tudo isso”.

Foi por intermédio de um amigo que ele conheceu o Metamorfose. E foi por um impulso, digamos, preconceituoso que foi conhecer o local que oferece, entre várias práticas, o tantra - que tem por objetivo o desenvolvimento integral do ser humano, mas que as pessoas, geralmente, associam apenas a sexo.

Edgar começou fazendo massagens tântricas e passou a perceber melhoras físicas. Como ele conta, passou a sentir “tesão pela vida”, algo que estava um tanto adormecido depois de 20 anos de jornalismo, sendo metade desse tempo como sub-secretário de Comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro (gestões Rosinha Garotinho e Sérgio Cabral).

Revigorado, em 2014, pediu demissão e passou a se dedicar à Formação em Renascimento, que usa técnicas de respiração para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. No ano seguinte, terminou um casamento de quase 30 anos:

“Regina sempre soube onde eu estava indo, o que estava fazendo. Ao longo

do tempo, a gente muda e a relação que se tem com uma pessoa muda também. Hoje, ela é minha melhor amiga, participa de tudo na minha vida, só não é mais a minha esposa. É outro tipo de amor que nos une”, conta ele que é pai de Mayra (28 anos) e Lucas (26 anos).

Profissionalmente, Prem Adi tomou conta da vida de Edgar a partir de 2016, depois de várias formações. Primeiro, dividiu espaços coletivos de terapias. Agora, aos 58 anos, se lança em voo solo e atende na sua casa, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, e em diferentes locais pela cidade.

Ele explica que a respiração consciente leva ao estado meditativo que, por sua vez, ajuda a expandir a consciência. Essa expansão permite se conectar com “coisas que não percebíamos”, como os padrões de comportamento adquiridos que repetimos sem perceber, e que nos faz agir sempre da mesma forma, “mesmo sabendo que vai dar errado porque já deu uma outra vez”.

No estágio iniciante, respirar pela boca é “mais fácil” do que pelo nariz porque permite captar mais ar, permite um melhor controle do processo e atua de forma menos sutil.

“Respiração é o grande aparelho excretor do ser humano. Cada célula passa como que em fila indiana para fazer troca de gás. Na expiração, jogamos lixo tóxico fora. Com o equilíbrio dos gases e a limpeza do pulmão, nossa capacidade circulatória aumenta. Temos mais clareza sobre nossas ideias porque acessamos coisas que estavam escondidas”, comenta Prem Adi que controlou a ansiedade de Edgar que, atualmente, não ingere mais bebidas alcoólicas.

Segundo Prem Adi, as técnicas de respiração do Renascimento, a nível mental, favorecem a clareza de raciocínio, contribuem para a formulação de sinapses e insights. A nível emocional, alcançam memórias que estavam escondidas ou esquecidas.

Ele informa que uma pessoa “só acessa o que o corpo permite”. Sua função é ser o facilitador do processo e dar apoio. Quem “age” é o cliente. Ele observa que o ar tem grande quantidade de Prana (energia) e a respiração tem o poder de “desfazer nós energéticos”. Mas tudo acontece aos poucos, “em camadas, como uma cebola”.

“O Renascimento é um processo de autoconhecimento. Não tem solução mágica para problemas. Na terapia, o que vai acontecer depende do que a pessoa espera do processo. É preciso ter confiança”, afirma Prem Adi.

Vamos respirar?

Eis quatro exercícios simples de Respiração que, segundo Prem Adi, podem ser feitos diariamente por um iniciante sem qualquer tipo de risco e que ajudam a relaxar, se centrar e, em alguns casos a sair de uma certa letargia.

As 20 respirações conectadas

Inspire e expire pelo nariz. Faça quatro respirações curtas seguidas de uma profunda. Repita quatro vezes esse pequeno ciclo completando assim as 20 respirações. Elas devem ser conectadas, ou seja, sem intervalos. Quando terminamos a inspiração já começamos a expiração. Num determinado momento, temos a impressão que inalação e expiração se fundem, são uma coisa só. Um pequeno esforço é feito para a inalação. A expiração deve acontecer da forma mais relaxada possível. O ritmo não é lento, nem muito rápido. Ele deve ser ativo. Faça duas ou três vezes ao dia. Esse exercício lhe dará – depois de algum tempo – uma maior consciência da Respiração.

As 20 respirações conectadas sem ruído

Siga o mesmo padrão– quatro respirações curtas e uma longa, repetindo o ciclo quatro vezes. Inspire e expire o mais suavemente quanto possível, de forma que o ar não faça ruído algum ao entrar e sair das fossas nasais. Este exercício visa uma maior consciência da Energia. Ela é ótima para meditar, se acalmar e perceber o fluir da Energia no corpo. Excelente para se fazer antes de uma reunião com a chefia....

As 20 respirações conectadas 9 por 1

Mude o padrão para nove respirações curtas e uma profunda. Repita esse ciclo duas vezes. Essa respiração ajuda a sair da letargia, da falta de energia, da preguiça, da imobilidade.

Experimente a Respiração Intuitiva

Respire de forma livre, mas sempre conectando inspiração e expiração, sem intervalos. Você deve fazer da forma que se sentir mais natural. Seja guiado por sua intuição e aproveite para observar todas as partes de seu corpo que estão envolvidas nesse processo. Se fosse possível respirar com esse grau de consciência, com certeza haveria bem menos estresse.

Observação de Prem Adi:

"A Respiração Circular Conectada ou Respiração Consciente é um trabalho totalmente diferente desses exercícios e com objetivos bem mais profundos e deve ser realizada sempre com o suporte de um terapeuta capacitado".

Para comentar, aqui

            Destaques

Outros Posts

bottom of page