Encontre possibilidades de atuAção
- Sônia Apolinário
- 4 de jun. de 2018
- 1 min de leitura
Ditados populares costumam expressar doses de sabedoria. Porém, com um velho e muito conhecido ditado não concordo, em absoluto: Quem espera sempre alcança.
Reconheço a espera como pausa para reflexão. Reconheço a espera como ação, uma estratégia com prazo de validade para terminar. Reconheço a espera como oportunidade de respirar fundo e tomar fôlego para seguir em frente.
Porém, esse ditado me remete à inércia; a pensar que as conquistas cairão no colo como que por milagre.
Quem sempre alcança é quem se movimenta. Quem se coloca em ação. Todo movimento leva à “vitória"? Claro que não! Errar faz parte. Neste momento, a espera como pausa para reflexão pode ser bem-vinda.
Para usar uma palavra que já esteve muito em moda e anda esquecida, é preciso pensar de forma dialética: uma ação gera uma (re) ação, um resultado; em função dele, programa-se uma nova ação que levará a outra (re) ação....
Ou seja: planejamentos precisam ser constantemente refeitos.
É só em movimento que conseguimos interagir. Quanto mais diversificada for a nossa interação, mais chances damos para oportunidades “nos encontrarem”. Redomas protegem, mas também isolam. Isolados, somos escassos. Na diversidade, prospectamos a abundância.
Um verso de uma música me ocorre neste momento: “quem sabe faz a hora”.
Cada um de nós somos múltiplas possibilidades. Possibilidades de ação. De atuação. Qual será a tua Ação?

Para comentar, aqui
コメント