top of page
Buscar

A física quântica nossa de cada dia

  • soniapolinario
  • 31 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Física, química, matemática. As “disciplinas de exatas”, terror de muitos estudantes dos ensinos fundamental e médio, são “vendidas” como abstrações que parecem fazer parte de um mundo paralelo ao nosso cotidiano. Que dirá, então, a Física Quântica! Porém, esta física está muito mais próxima de nós do que imaginamos. E um dos “recados” que essa disciplina nos dá é que somos nós quem construímos a nossa realidade, mesmo quando não nos damos conta que estamos fazendo isso.

“Há sempre alguma lógica por trás de tudo. É tolo achar que as coisas acontecem e você não tem nada a ver com isso”, afirma o físico, engenheiro e psicanalista Paulo Roberto Dantas, que no próximo dia 4 de setembro, no Rio de Janeiro, ministra a palestra “A Física Quântica e a Mente Humana. A Interação entre Mente, Corpo, Emoções, Sensações e o Comportamento”.

O que é Física Quântica?

É uma parte da física que explica o funcionamento da natureza em escalas microscópicas, procurando decifrar o mundo do átomo e de partículas ainda menores que ele, registrando e estudando comportamentos que parecem estranhos à lógica visível do dia a dia.

Por quê estranhos?

Porque objetos quânticos podem estar em duas regiões do espaço ao mesmo tempo. Também podem se apresentar tanto como onda quanto como partícula. Impossíveis de serem submetidos às teorias da física clássica, os quânticos deram origem à “teoria dos vários mundos”, que diz ser possível a existência de diversas realidades alternativas para cada indivíduo.

“Como as partículas quânticas podem estar em dois lugares, elas podem modificar o

passado pelo presente. Ora, nós somos feitos dessas partículas. Somos formados por esses componentes. Uma vez que aconteceu é porque você planejou”, afirma o palestrante autor dos livros A Obra (1999) e A Física da Mente (2015), este último com sessão de autógrafos agendada para a Bienal do Livro, no RioCentro.

Para exemplificar como nós planejamos mesmo o que chamamos de infortúnios, ele contou uma história que lhe aconteceu. Morador do Rio de Janeiro, desejou uma bicicleta para usar não apenas para lazer, mas como meio de locomoção pela cidade. Comprou e, finalmente, a bicicleta chegou na sua casa:

“Quando abri a embalagem, de cara vi que não era exatamente o que eu esperava. Porém, estava comprada. Era uma bela bicicleta. Um dia, arrisquei passar por um túnel e, claro, fui assaltado e fiquei sem a bicicleta. No primeiro momento, fiquei chateado. Afinal, tinha comprado há apenas três meses e ainda estava pagando por ela. Porém, depois me dei conta que foi a forma que encontrei para me livrar dela dando uma satisfação lógica para mim”.

Dantas alerta que, mais do que pensamentos. São nossas intenções que constroem nossa realidade. Nossas intenções são os nossos desejos que comunicamos aos elementos que nos constituem. E eles nos atendem.

“Construir nossa realidade não é ficar vigiando exaustivamente nossos pensamentos. É pensar no que quer com argumentos fortes e se comportar de acordo com o que se quer. Por exemplo, se você diz que sonha em fazer uma viagem e logo em seguida afirma coisas do tipo, ‘mas infelizmente não tenho dinheiro e não vou poder ir’, é com essa informação que os elementos vão trabalhar. Porém, se você afirma que quer viajar, percebe o que precisa para realizar esse desejo e começa a agir para eliminar os obstáculos, os elementos contribuem para o êxito deste desejo. Os elementos só fazem o que nós pedimos. Eles são burros”, brinca Dantas.

Assim, outro “recado” da Física Quântica é que devemos nos responsabilizar pelos nossos sofrimentos. O outro só é responsável pelo sofrimento dele próprio e não pelo nosso.

“Quando assumimos essa responsabilidade nos sentimos mais livres e, consequentemente, mais fortes”, afirma o palestrante que prepara para lançar no ano que vem o livro “O Pensamento Quântico – relacionamentos”.

Todos os detalhes a respeito da palestra, aqui

Sugestão de livro para se aproximar da física quântica: "Alice no país do Quantum", de Robert Gilmore

Sobre física quântica e pensamento, veja

Para comentar, aqui

Comments


            Destaques

Outros Posts

bottom of page