top of page
Buscar

Quanto tempo, ao longo do dia, sua mente age a seu favor?

  • soniapolinario
  • 18 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Além de chamar a atenção para os sabotadores que carregamos dentro de nós e que autorizamos a se meterem no meio dos nossos planos, o coach norte-americano Shirzad Chamine faz outro alerta no seu livro “Inteligência Positiva” que, na minha opinião, é ainda mais importante. E tanto é assim que é a questão que dá nome ao livro.

O que ele chama de Inteligência Positiva é o tempo que a nossa mente age a nosso favor. Trocando em miúdos. É o tipo, a qualidade dos pensamentos que formulamos ao longo do dia que determina o quanto do nosso potencial conseguimos alcançar ou o quanto de porta aberta deixamos para “oszamigo” sabotadores.

A sutiliza dessa observação do autor do livro é entender que pensamento não é somente aquele que estamos nos dando conta que estamos formulando. Exemplo, quando estamos em uma situação de escolha, uma dúvida “formal”. É justamente o pensamento que não percebemos o X da questão.

Como assim?

Você acabou de acordar, logo um pensamento vem à mente.

“Ai que preguiça”,

“Já na hora de acordar?”,

“Só mais um pouquinho”,

“Ai que saco, hoje é dia de fazer isso e aquilo”.

“Bom dia para mim”

“Hoje é um dia maravilhoso”

“Tudo ok para minhas realizações”

Dentre esses exemplos, quais costumam ser seus pensamentos assim que você abre os olhos, ainda na cama?

Já percebeu a diferença, né?

E assim vamos ao longo do dia. Olhamos pela janela e reclamamos que está chovendo “que saco” ter que levar guarda-chuva. Se está calor, aff, que calorão. A roupa nunca está boa e nós estamos sempre gordas - não é mesmo meninas?

Tudo isso é pensamento.

Tudo isso rouba de você sua força plena.

Devemos ser eternas Polyannas e achar que tudo está ótimo?

Não. Porém, ao invés de reclamar ou se entregar ao não ótimo, percebemos o problema e avisamos para o nosso querido pensamento que vamos lidar com ele da melhor maneira que pudermos. Nesse momento, você controla o pensamento e não ele a você. E a porta para o sabotador da vez se fecha um pouco ao invés de se escancarar.

Estar atent@ aos pensamentos é tarefa árdua. É por isso que, geralmente, processos de coaching indicam a prática de meditação – sobre esse tema, falarei com muito,mas muito prazer em outro momento.

Agora, minha proposta de ação: escolha um dia para iniciar um verdadeiro treinamento que é prestar atenção aos pensamentos. Aquele momento distraído que você não se dá conta que está pensando, quando está olhando pela janela do ônibus enquanto se desloca para o trabalho.

Nessa mesma janela, ao invés de reparar a roupa estranha da pessoa que entrou no coletivo, procure observar a paisagem, tente encontrar o belo e levar para o seu campo de visão. A roupa estranha e o belo provocam pensamentos diferentes e qual deles você acha que pode ser mais produtivo para você?

Vamos lá, execute essa ação porque ainda tenho mais coisas a dizer sobre Inteligência Positiva.

Isso fez sentido para você? Comente aqui

コメント


            Destaques

Outros Posts

bottom of page