top of page
Buscar

Faça um teste e descubra seus vários sabotadores

  • soniapolinario
  • 11 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Com qual sabotador se identificou? Teve dificuldade para definir apenas um? Se sua resposta foi sim, saiba que isso não é algo exclusivo seu. Todos temos mais do que um sabotador. Geralmente, um predomina e os outros completam a “festa”. É como um signo do zodíaco. O que define nosso perfil é a combinação do signo solar com o ascendente, sendo que, às vezes, o ascendente tem uma influência muito mais relevante do que o solar, na nossa vida. É possível identificar quais são os nossos sabotadores principais e os secundários.

Antes, porém, é preciso esclarecer que esses sabotadores não brotam do nada. E nem sempre eles foram nossos “inimigos”. O que chamamos de sabotadores são padrões de comportamento que cristalizamos ao longo da vida, principalmente nos anos iniciais. Em algum momento, vivemos determinadas experiências que nos obrigaram a uma reação. Reação esta que ficou registrada, no nosso padrão mental, como algo “bom” para nós, algo que associamos à nossa proteção.

Com o passar do tempo, porém, as situações mudam. Já os padrões de comportamento tendem a se manter os mesmos porque neles identificamos nossa segurança. É assim, ao longo do tempo, que nosso herói se torna nosso inimigo.

O primeiro e mais poderoso dos sabotadores é o Crítico. No meu caso, isso era mais do que óbvio e eu julgava que este era O meu sabotador. Após fazer um teste que permite identificar os sabotadores que agem de forma secundária ou terciária, algumas fichas caíram. Descobri que, para mim, tão forte quanto o Crítico era o Hipervigilante. E isso fez muito sentido para mim.

Entendi como eu vivia em eterna vigília e como isso mais me atrapalhava do que me protegia. Quando identificamos essas sabotagens, ficamos mais atentos aos nossos atos, nossas escolhas, nossas embromações. E passamos a perceber, no dia-a-dia, quando estamos sendo “atacados” pelos nossos ex-heróis.

Mudar padrões comportamentais não é nada fácil. Porém, quando identificamos o que determinados padrões representam, damos o primeiro passo no processo de mudança.

Para fazer o teste que identifica seus sabotadores, clique aqui.

Depois me conte se o resultado o surpreendeu nos comentários do post, clicando aqui

Comments


            Destaques

Outros Posts

bottom of page