Você sabe mesmo o que é abundância?
- soniapolinario
- 28 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Geralmente, abundância é associada a estoque de coisas. Abundancia é ter acesso ao que se precisa, quando se precisa. Não é necessário, porém, ter guardado tudo o que achamos que vamos precisar.
O que fazemos? Na eventualidade de algo nos faltar, no futuro, estocamos. Fomos “configurados” para viver imersos na ideia da escassez, ou seja, na ideia de que pode não ter para todos, então, vamos guardar o nosso.
Geralmente, projetamos tudo isso no dinheiro que julgamos que vai comprar tudo o que precisamos, na hora em que quisermos. Nossa índole estoca, com medo do que vai acontecer no futuro. De comida a amizade, passando pelo amor, estocamos tudo, guardamos tudo.
A ideia de que não vai ter para todos, cria o medo, gera competição, produz apegos.
Se os recursos são finitos, nossa capacidade de transformá-los é infinita. O que vale na riqueza é sua circulação. Quando estocamos, tiramos algo de circulação. Nesse momento, o que gira não é a roda da abundância, mas da escassez. Sim, porque, se tem menos, o valor aumenta e exclui os que não podem pagar por aquilo. E a profecia se realiza: fica “provado” que não tem para todo mundo!
E se passarmos a pensar que tem para todo mundo?
Nesse momento, o medo sai de cena, muda a emoção, muda o comportamento. Entra em cena a confiança!
Libertos do medo, criamos, colaboramos porque não sentimos mais necessidade de competir.
Já pensou acordar todos os dias pela manhã sem estarmos motivados pelo medo da perda, pelo medo da exclusão? Porque se você acredita que tem para você, sua postura muda, você terá outra relação com a vida. E sabe o que você vai fazer? Vai criar. Co-criar! Quando você cria, coloca energia transformadora no sistema. Nisso, as coisas giram mais. E o custo deflaciona e permite incluir mais pessoas no processo. E a profecia se realiza: tem para todo mundo!
Abundância é ter acesso ao fluxo.
E como se consegue isso? Ampliando seu campo de possibilidades, não se fechando. Aumentando sua interatividade com as pessoas e o mundo. Se integrando a redes, interagindo com a diversidade.
Aumentando seu grau de interatividade, toda vez que você fizer um chamado, o seu campo de possibilidades se amplia, o que torna mais fácil ser atendido.
Assim, o que é importante para girar a Roda da Abundância é não se limitar, não se proteger do desconhecido. É ampliar a conectividade. É agir de forma amorosa e confiar.
Se coloque no fluxo da abundância! Expanda seu campo de possibilidades e permita que a abundância se manifeste.
Declare, Solicite, Se arrisque e Agradeça, mas pela perspectiva da abundância e não da escassez. Da colaboração e não da competição. Da confiança e não do medo.

Texto produzido a partir de palestra de Oswaldo Oliveira, economista facilitador de processos de economia colaborativa em rede.
Comments