Saiba como girar a sua Roda da Abundância
- soniapolinario
- 11 de jul. de 2017
- 5 min de leitura
A Roda da Abundância é uma das várias ferramentas de coaching. Trata-se de um poderoso processo que tem como base quatro ações. Melhor dizendo, são quatro atitudes diante da vida que, quando praticadas de forma contínua, contribui para criar um padrão de energia favorável ao movimento virtuoso da roda da abundância. Falarei de cada uma dessas ações nas próximas postagens. Aqui, começo com a primeira delas: o ato de Declarar. O dicionário nos informa que declarar significa: anunciar, decretar, expor, eleger, qualificar, instituir, dentre outras coisas. Tudo isso significa, na prática, algo aparentemente simples: é preciso declarar aquilo que se deseja.
Declarar
Ao declarar seu desejo, você reforça seu senso de identidade. Sim, porque, em primeiro

lugar, é preciso ser, para depois fazer e, por consequência, ter. Declare sua identidade. Manifeste com convicção o que você quer e exponha para você o motivo pelo qual esse seu desejo reforça sua identidade. Materialize esse seu desejo, seja escrevendo, desenhando, esculpindo, prototipando. Declarar é encontrar em você o poder das afirmações. Assim, fique atento às palavras e frases que você repete com frequência. Será que elas entram em conflito com os seus desejos?
Declarar, pela Life Coach Luciana Azevedo - Encontre Sua Missão, RJ:
"Somos uma alma em evolução e estamos aqui para viver a nossa essência! Quando você declara a sua essência, sua verdadeira identidade e o seu verdadeiro "eu interior" , você se aceita e assume seu papel no mundo. A genialidade está dentro de você e você é capaz de viver o extraordinário. Declare-se para o universo e a prosperidade e abundância encontrarão você!"

Solicitar
Vamos girar a Roda da Abundância. Agora é a vez da segunda atitude diante da vida do total de quatro que contribuem para criar um padrão de energia favorável a esse movimento virtuoso. Vamos ao ato de Solicitar. O dicionário nos informa que solicitar significa: pedir, pleitear, convidar, atrair, chamar. Na prática, agora, é o momento de você pedir o que deseja.
Na Roda da Abundância, solicitar o que deseja significa iniciar um processo de planejamento para conseguir o que você, inicialmente, declarou. O sucesso dessa etapa é diretamente proporcional à crença que você tem em você mesmo. Solicitar é buscar parcerias, é pensar de forma estratégica. Solicitar é sim, pedir ajuda – às pessoas certas e com exatidão. Você quer um pedaço de bolo? Peça isso, mas diga qual o sabor, o tipo de recheio que prefere e a cobertura que mais lhe agrada. Ou você corre o risco de receber um bolo de fubá quando sonhava com um de chocolate. Se você pedir, por exemplo, para um príncipe aparecer na sua vida, pode vir a se deparar com um sapo - e até descobrir que o sapo é encantando, provavelmente, você já fugiu dele. Observe que um dos significados de solicitar é atrair. O que você tem atraído para você?
Solicitar pelo Executive Coach Ulisses Santos, RJ: “Depois de declarar ao universo sua essência e necessidade, é o momento de Solicitar. Mas o quê solicitar? Neste caso, é pedir ajuda aos recursos assertivos para firmar sua essência e alcançar o que foi declarado. Sejam estes recursos emocionais, materiais e até pessoais. Mas a quem solicitar? Às pessoas certas que serão 'chaves' que nos ajudarão a abrir as portas para a prosperidade.”
Arriscar
Você declarou e solicitou. Agora chegou o momento de dar o impulso de maior força

necessário para girar a Roda da Abundância. A terceira atitude diante da vida do total de quatro que contribuem para criar um padrão de energia favorável a esse movimento virtuoso, mais do que nunca, só depende de você. É hora de Arriscar. Segundo o dicionário, significa que chegou o momento de expor(-se) à boa ou má fortuna; sujeitar(-se) ao arbítrio da sorte; aventurar(-se). Na prática, significa que é hora de enfrentar um inimigo poderoso: o medo.
Na Roda da Abundância, arriscar é partir para a ação. É colocar foco e energia totais na direção da realização dos seus sonhos. Sem medo. Porque o medo nada mais é do que se render à acomodação. Arriscar dá trabalho. Agir diferente também. Buscamos sempre o conforto do já conhecido, mas se queremos algo novo é preciso agir de forma nova. E se der errado? É possível que você erre porque só quem nada faz tem a garantia de que nada sairá errado. Permita-se arriscar! Você já declarou sua identidade, já solicitou ajuda, agora vá! Confie em você e não permita que o medo sabote seus planos. Você está preparado para receber o que declarou e solicitou?
Arriscar, pelo Master Coach José Tadeu Machado Da Silva, RJ:
"Os planos bem elaborados levam à fartura" - Provérbios 21:5. "O arriscar para você que definiu o seu propósito com clareza, estabeleceu um plano, e ainda exercita diariamente o poder da ação, com fé inabalável e desejo ardente, é apenas uma formalidade. Isso porque, ele já é seu. Experimente e seja feliz!"

Agradecer
Chegamos na quarta atitude diante da vida que faz girar a Roda da Abundância a nosso favor. Agora, é hora de agradecer. O dicionário nos ajuda a entender o que devemos fazer: manifestar gratidão, retribuir, reconhecer. Esse agradecer, na verdade, traz uma outra ação acoplada, relacionada com esse reconhecimento que o dicionário nos indica. Agora, é também hora de se perdoar. Reconheça que para chegar até aqui, você fez o seu melhor ou o seu possível. É provável que algumas conquistas tenham ficado pelo caminho; que você não tenha percebido uma porta se abrindo ou tenha empacado diante da necessidade de uma ação. Não importa. Reconheça que os resultados estão relacionados com a sua ação. E perdoe-se. Depois, siga para agradecer por toda e qualquer conquista.
Na Roda da Abundância, agradecer é o que, de fato, possibilita a continuidade do movimento. É o último passo que se torna o primeiro. Isso porque você só consegue agradecer se estiver, de fato, atento ao seu momento. Nesse estágio de atenção, você percebe o quanto está imerso em conquistas. E você agradece pela ajuda que recebeu ao se Arriscar; pelos benefícios que obteve ao Solicitar. E percebe que o copo de água fresca e limpa que está a todo momento à sua disposição; que o banho quente no dia frio; que o abraço das pessoas que você ama são magníficas conquistas. Nesse estágio de atenção você agradece pelo que não recebeu porque simplesmente não queria aquilo para você. Nesse estágio de atenção é que você se conecta com você e reforça seu senso de identidade, que vai lhe permitir Declarar o que deseja. E, nesse momento, a roda gira! Mais uma vez. O quanto você tem agradecido, ultimamente?
Agradecer, pela Life Coach Daniella Wagner, RJ: “Agradecer é a melhor forma de manter a positividade. O cérebro é incapaz de pensar, ao mesmo tempo, algo positivo e negativo. Quando somos gratos, ocupamos a mente com pensamentos agradáveis. Por isso, exercite todos os dias a gratidão: pela manhã, por coisas simples como acordar e ter novas oportunidades; ao longo do dia, por tudo que lhe acontece; e, ao final, pelas conquistas, inclusive as pequenas. Agradeça pelas coisas boas, prazerosas e recompensadoras, e as não tão boas, motivos de aprendizagem e que, com o tempo, você acaba descobrindo que eram bênçãos disfarçadas."

Foto crédito: blog Bom dia Mestres
Comments