O poder do pensamento na inteligência coach
- soniapolinario
- 19 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
A inteligência coach é construída a partir da premissa de que tudo começa no pensamento. E que ele desencadeia a seguinte sequencia: pensamento gera sentimento, que provoca uma ação; que gera um resultado. Este resultado redunda em um comportamento que, por sua vez, se torna um hábito e se cristaliza em nós como “crença”. É comum falarmos “eu SEMPRE fui assim...” “eu NUNCA consegui fazer isso...” Nesses casos, o que estamos fazendo é reafirmar uma crença construída sobre nós, muitas vezes, por nós mesmos. O quanto essas crenças nos limitam?
Se tudo começa no pensamento, a lógica coach vai orientar que é no âmbito do pensamento que se deve “atuar”. É por isso que o coaching muitas vezes é confundido com autoajuda, exercícios motivacionais e até reprogramação neurolinguística. Nada disso é coaching, mas tudo isso pode ajudar, sim, a melhorar a qualidade de um pensamento. Da mesma forma, a meditação pode contribuir, e muito, para um processo de coaching. Afinal, essa prática busca esvaziar a mente dos pensamentos – o que, no mínimo, é um alívio.
É possível que você já tenha escutado a expressão “Penso, logo existo”. Ela foi proferida pelo filósofo e matemático francês René Descartes (1596 – 1650) e acabou por formar a base do pensamento Moderno no qual nossa sociedade está calcada. É sobre esse “triunfo da razão” que o coach busca agir. Penso, logo existo?

Crédito foto: blog O Bem Viver
Comments