top of page

Uma refeição temperada com chá é sugestão para o Dia das Mães

Maio, mês de prestar homenagem às mães.

É claro que nós devemos ser homenageadas todos os dias, mas, a data que nos cabe, este ano, é dia 14 de maio. Já que estão todos lembrados, o que acham de fazer um agrado culinário para sua mãe? Convoquei a parceira do blog, a sommelière de chá Raquel Magalhães, para dar uma sugestão de receita. O resultado: Tilápia no papelote com chá verde.

De imediato, um alerta dado pela Raquel: esta receita é contra indicada para grávidas ou mulheres que estejam amamentando por conta do chá verde.

Veja o que ela nos informa sobre as propriedades deste chá, considerado uma bebida antienvelhecimento: acelera o metabolismo, protege o coração, fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol ruim e afasta a depressão.

“O chá verde combina com alimentos que contém muito sal, pois atua no equilíbrio dos sabores. Vai muito bem com peixes, de uma maneira geral, e mariscos. A Tilápia pode ser substituída pela Pescada, Linguado ou mesmo Salmão. O chá verde pode ser encontrado fácil em lojas de produtos naturais”, explica ela que no próximo dia 6 de maio, ministra o curso Culinária com Chá, a partir das 9h, no Jardim do Pão, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Vamos à receita da Tilápia no papelote com chá verde

Ingredientes:

1kg de Tilápia

1 limão

1 pitada de sal rosa

25g de chá verde

Azeite

Papel alumínio

Modo de preparo:

Marinar a Tilápia com suco de limão, pimenta e sal por uns 5 min. Corte o papel alumínio em folhas de, aproximadamente, 20cm X 30cm. No meio de cada folha, posicione 1 peça de Tilápia, coloque um pouco de azeite e acrescente o chá verde sobre a Tilápia.

É o chá verde seco mesmo. Não é a infusão. As folhas do chá vão dar sabor ao peixe e podem ser ingeridas. Pelo calor do forno e vapor concentrados no envelope, as folhas ficarão bem úmidas e molinhas, do mesmo jeito que ocorre após a infusão.

Feche o envelope nas bordas e leve ao forno, pré-aquecido, a 180 graus, por 20 a 30 min. Ao abrir o envelope, cuidado para não se queimar com o vapor.

Servir com batatas ao murro e tomate no azeite assados no forno. Decorar com ramos de alecrim.

Bom apetite!

bottom of page